FAQ



Perguntas frequentes / Óculos

Qual a melhor indicação para o trabalho para quem tem dificuldades somente para perto ?


Mesmo que o colaborador apresente em sua receita Óptica correção somete para perto é interessante que utilize lentes multifocais pelo fato de;

 

Lentes somente para perto atrapalham a visão quando o colaborador olha para distancias superiores a 0,50 centímetros, o que pode causar desconforto visual como dores de cabeça e tonturas, além de ocasionalmente estar em um ato inseguro olhando para longe por cima dos óculos ou tirando do rosto para poder se deslocar no interior da empresa estando assim desprotegido. 

Perguntas frequentes / Óculos

Como identificar se o colaborador precisa de lentes multifocais ?


Basta observar na receita nos campos LONGE e PERTO onde estao anotadas as correções indicadas.

Ex:Longe: OD +1,00 - 0,25 x180

                OE +1,00 -050 x 180 

Não havendo nenhuma observação esta não é uma correção para lentes multifocais 

Ex:Longe: OD +1,00 - 0,25 x 180 

                OE +1,00 - 0,50 x 180

       Perto OD +2,50 - 0,25 x 180 

                OE +2,50 - 0,50 x 180   (Neste caso se aplicam lentes multifocais

EX:Longe: OD +1,00 - 0,25 x180

                OE +1,00 -050 x 180 

                 ADIÇÃO OU (ADD) 1,50   (Neste caso se aplicam lentes multifocais) 

 

Perguntas frequentes / Óculos

Por que a lentes de óculos de segurança geralmente são mais grossas que as lentes comuns?


Porque elas obedecem a vários requisitos dentre os quais espessura mínima das lentes, para que possam efetivamente cumprir seu papel de proteção contra impactos. Cada material possui um limite mínimo de espessura.

Policarbonato 2,1 de espessura mínima

Resina Acrílica 3,20 de espessura mínima

Vidro Oftálmico 3,20 de espessura mínima.

 

Valores inferiores dependem de laudo para confirmação de resistência ao impacto.

Perguntas frequentes / Óculos

Qual a melhor forma de iniciar o uso de lentes multifocais?


A melhor maneira indiscutivelmente é o usuário que iniciara o uso de lentes multifocais para o trabalho, também o faça para seus óculos de uso pessoal, mantendo assim uma mesma postura quanto ao uso do mesmo, em geral as lentes multifocais necessitam de um tempo de adaptação e disciplina quanto ao uso. 

Quais são as regras básicas;

Ø  Ao olhar na posição de perto (EX; nas mãos) movimentar mais os olhos e não abaixar a cabeça, ter como referência a direção do nariz, mantenha os objetos para perto na direção em que o nariz apontar.

Ø  Ao olhar para ao chão abaixar mais a cabeça procurando olhar na parte superior das lentes. 

Ø  Ao olhar para os lados independente de longe ou perto, movimentar mais a cabeça procurando olhar sempre em uma direção reta em relação ao objeto com o tempo as distorções desaparecem.

 

Ø  Manter os óculos de uso pessoal e os de segurança sempre com a mesma correção para evitar diferença de foco entre ambos.

Perguntas frequentes / Óculos

Pode haver alguma diferença na adaptação entre os meus óculos de segurança e os meus óculos deu uso pessoal?


Pode haver alguma diferença, pelo fator de que os óculos de segurança obedecem a um requisito de compra e tipo de lente em geral as lentes utilizadas para segurança apresentam uma progressão entre o grau de longe e a totalidade do grau de perto de 22 mm, o que pode causar certa diferença no momento em que o usuário busque a visão para perto. Ao passo em que nos óculos de uso pessoal no momento da escolha se o usuário adquirir uma armação pequena, vai exigir lentes com campos de visão mais curtos onde pode ocasionar certa diferença de busca dos pontos de perto, além de uma infinidade de marcas e tipos de progressão e tratamentos de superfície das lentes que podem estar adquirindo. 

Perguntas frequentes / Óculos

Qual é a característica de cada lente utilizada nos óculos de segurança quanto aos materiais utilizados?


As características estão entre os materiais:

Ø  Vidro Oftálmico ou Cristal: Mais pesados, não são resistentes a queda, são sensíveis a partículas quentes como cavacos metálicos e afins que acabam por grudarem nas lentes interferindo em sua durabilidade, atualmente sua disponibilidade é restrita a alguns fabricantes não possibilitando a confecção das lentes nos mais variados tamanhos dos óculos de segurança, são mais resistentes a arranhões e riscos, porém devido a sua dureza, riscos profundos, fagulhas grudadas nas lentes comprometem a qualidade das lentes, exigindo que estes óculos seja substituídos imediatamente.

Ø  Resina Acrílica: possuem alta aceitação atualmente no mercado, são tecnicamente leves possuem excelente qualidade de visão devido a características do material, são resistentes a queda, porém riscam com mais facilidade em relação ao Vidro Oftálmico, exigindo do usuário certo cuidado em sua limpeza no ambiente de trabalho, em geral estes riscos são de limpeza apresentando linhas de riscos circulares ou lineares, que seriam os movimento que se faz ao secar ou tentar limpar as lentes, possui excelente resistência mecânica contra impactos e não são sensíveis a fagulhas quentes otimizando sua durabilidade. Possui vasta opção de lentes o que possibilita ser trabalhado nos mais variados modelos de óculos de segurança com Grau.

 

Ø  Policarbonato: o mais leve dos materiais, apresenta a maior resistência a impactos devido a sua característica de ser um material mole porém versátil, o policarbonato foi desenvolvido para uso na aviação para diminuir o peso dos vidros utilizados nas janelas e a busca por um material mais resistente, com o tempo foi incorporado a indústria Óptica, porém em altas dioptrias (graus) podem apresentar ao usuário certo desconforto por tem uma valor de transmissão de luz baixa pelo material (ABBE) o que pode exigir em alguns casos maior movimento de cabeça e perca da nitidez para algumas pessoas.

Perguntas frequentes / Óculos

Como fazer meu pedido de óculos de segurança com a Proptic?


Você pode estar utilizando todas as nossas ferramentas para oferecer ao usuário o melhor e mais confortável modelo que temos disponível em nosso portfólio.

Encaminhe as receitas ao nosso e-mail contato@proptic.com.br, estaremos respondendo ao seu pedido de orçamento, passe os dados cadastrais para direcionarmos o orçamento ao setor responsável e indicar a melhor maneira de atendermos, você pode utilizar de nosso sistema virtual que é prático, rápido e evita que o usuário saia de seu local de trabalho pra outras medidas ou conferências.

Dicas importantes: 

As receitas devem estar com o nome completo do colaborador

Se possível uma identificação da empresa (R.E. Matricula, Setor, Turno ou algo que o identifique)

Verificar as anotações das correções prescritas se estão legíveis ao fazer um scanner, se for o caso reforce as anotações para evitar erros de interpretação

Se optar pelo sistema virtual, basta uma imagem do usuário como se fizesse uma foto de documento (frontal) na linha do olhar se possível com Flash, podendo ser de celular mesmo e encaminhar ao nosso e-mail e cuidaremos do restante para a tomada das medidas.

 

 As informações relativas a correção do usuário ficarão arquivadas em nosso banco de dados para uma conferência posterior. 

Perguntas frequentes / Óculos

Existe C.A. para lentes de óculos de segurança com Grau?


Não, o certificado de aprovação é referente ao conjunto ou seja lentes mais armações, não existe nenhuma norma ou certificação para lentes, prova disso é que se este fato fosse verdadeiro teríamos dois registros, um para lentes e outro para armações. Outra informação relevante é, somete o fabricante pode confeccionar óculos de segurança com grau, se isto não ocorrer é necessário que o fornecedor disponibilize a empresa a carta de homologação do fabricante e seu registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, compartilhando as responsabilidades. Ópticas ou empresas de EPI sem certificação ou homologação não podem oferecer este produto por estarem descaracterizando o EPI.



Avenida Paulista, 181 - Americana 19 3043-1926 contato@proptic.com.br
© Proptic 2015 Desenvolvido por 29
Proptic